I COLÓQUIO NACIONAL EM ÊXITO ESCOLAR

Apresentação

A Rede Interdisciplinar e Interinstitucional Êxito Escolar, Empoderamento e Ascensão Social (RIEAS), tem a satisfação de anunciar a realização do I COLÓQUIO NACIONAL EM ÊXITO ESCOLAR, EMPODERAMENTO E ASCENSÃO SOCIAL/II SEMINÁRIO LUSOBRASILEIRO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO/III SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. O evento ocorrerá na cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, nas dependências da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/Mossoró), no período de 11 a 13 de junho de 2018.

Esse evento tem como objetivo reunir pesquisadores e pesquisadoras, profissionais ou estudantes, que estão desenvolvendo estudos e pesquisas sobre a temática “Êxito escolar, Empoderamento e Ascensão Social pelos estudos de pessoas de origem popular”, especialmente em nível de pós-graduação, para debater mecanismos sociais, procedimentos educativos e políticas públicas que permitem a estudantes de origem popular, afrodescendentes, com deficiências, alcançar êxito escolar e promoção social.

O evento se assenta na RIEAS, rede composta de equipes de pesquisadores de universidades brasileiras e europeias, como a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Université Catholique de l`Ouest (UCO\França), Universidade Nova de Lisboa (UNL/Portugal) e Universidade do Minho (Uminho\Portugal). Nela estão comprometidos os programas de pós-graduação stricto sensu das universidades parceiras, nas áreas das ciências sociais e humanas.

Nesta Iª edição, o evento é organizado pela UERN e pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com a participação dos programas: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN), o Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/UERN), o Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UERN/IFRN) e o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (IFRN).

Três aspectos merecem destaques para enfatizar a relevância quanto a realização do evento proposto: 1/ o caráter científico inovador, tanto para estudos brasileiros quanto realizados no exterior, dialogando com a teoria sociológica de Bourdieu sobre a escola; 2/ o caráter profissional no sentido da programação de mesas redondas, grupos temáticos e minicursos centrados em inovação pedagógica, formação de docentes e gestores, êxito de alunos com deficiência, de alunos afrodescendentes, permanência no ensino superior de alunos da escola pública, contribuindo assim para proposição de novas políticas públicas em favor do êxito; 3/ o caráter institucional, contribuir para a consolidação dos Programas de Pós-Graduação existentes na UERN, de Ciências Sociais e de Educação e demais programas envolvidos.

O Colóquio Nacional de Êxito Escolar, Empoderamento e Ascensão Social tem como propósito fomentar discussões e estudos científicos em torno da Sociologia do Improvável que busca compreender como os estudantes conseguem o êxito escolar, apesar de tantas dificuldades ao longo do percurso, como miséria, analfabetismo, moradia na zona rural ou nas periferias das cidades etc. Casos desse tipo são estatisticamente improváveis, contradizendo a sociologia geral que estabelece uma correlação entre, por um lado, o êxito escolar e a posse pelas famílias de capital cultural, linguístico, econômico etc. e, por outro, o fracasso nos estudos com a falta desses capitais. No âmbito da Sociologia do Improvável o presente Colóquio enfoca o Êxito Escolar, Empoderamento e a Ascensão Social de alunos de origem popular que enfrentam condições desfavoráveis, que segundo a sociologia geral produzem fracasso. Portanto, você, pesquisador ou pesquisadora, profissional ou estudante, engajado na problemática que envolve o debate aqui proposto, sinta-se convidado(a) a interagir, a criar networks e a difundir temáticas de interesse da RIEAS.