I COLÓQUIO NACIONAL EM ÊXITO ESCOLAR

Normas

 

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

  • Os trabalhos para Comunicação Oral deverão ser submetidos no formato artigo completo.
  • Poderão submeter trabalhos na modalidade comunicação oral: professores/pesquisadores, professores da educação básica, discentes de pós-graduação, sob a orientação de um professor. As comunicações terão de 15 minutos para apresentação. Os debates serão realizados de acordo com a coordenação de cada GT.
  • Cada inscrito poderá submeter no máximo 03 (três) trabalhos (Comunicação Oral), sendo: 01 (um) como autor(a) principal; 02 (dois) em coautoria/orientação. A organização do Evento não cobrirá quaisquer gastos dos autores de comunicações.
  • Em caso de artigos e resumos feitos em co-autoria, apenas o autor principal submete o trabalho.
  • Alunos/as de graduação poderão submeter trabalhos no formato de resumo expandido, para apresentação em pôster. É obrigatório vir indicado o nome de um/a professor/a orientador/a como coautor.
  • Não será possível fazer correções ou modificações no texto após o envio do trabalho.
  • Somente serão aceitos Artigos Completos e Resumos Expandidos com redação e ortografia adequadas, pois a versão enviada será definitiva, não podendo haver alterações posteriores.
  • Serão aceitos trabalhos submetidos em português e francês.
  • A submissão somente será validada e encaminhada para avaliação mediante a compensação do pagamento.
  • O conteúdo dos trabalhos apresentados é de exclusiva responsabilidade dos autores.
  • Serão aceitos trabalhos submetidos em português e francês.
  • A lista dos trabalhos aprovados com o horário e local de apresentação será divulgada no site do evento.
  • Os certificados de apresentação dos trabalhos científicos apenas serão emitidos para os(as) autores(as) de trabalhos aceitos, apresentados e devidamente inscritos no evento.
  • Os trabalhos aceitos serão publicados, posteriormente, em formato digital nos Anais (com ISBN) do I COLÓQUIO NACIONAL EM ÊXITO ESCOLAR, EMPODERAMENTO E ASCENSÃO SOCIAL/II SEMINÁRIO LUSOBRASILEIRO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO/III SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. 

 

FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS COMPLETOS

VEJA O MODELO

O artigo deverá ter entre 10 e 12 páginas, em fonte TIMES NEW ROMAN, tamanho 12, justificado e espaçamento 1,5 entre linhas.

Recomenda-se que o texto do artigo seja dividido em Introdução, Revisão Bibliográfica, Metodologia, Resultados e Discussões, Considerações Finais e Referências. Porém, os autores estão livres para mudarem a nomenclatura dos tópicos quando for conveniente. Os tópicos deverão estar enumerados seguindo uma ordem sequencial. O mesmo acontece com os subtópicos.

O artigo completo deverá ser enviado em formato de editor de textos Word 1997 ou posterior, com as seguintes diretrizes:

  • Tamanho do papel: A4 (29,7cm x 21 cm)
  • Margem superior: 3 cm
  • Margem inferior: 2 cm
  • Margem esquerda: 3 cm
  • Margem direita: 2 cm

Resumo – escrito em parágrafo único, apresentando o tema central da pesquisa, o objetivo geral do estudo, principais procedimentos metodológicos, apresentação sintética da fundamentação teórica e dos procedimentos metodológicos utilizados para a análise dos dados, apresentação dos principais resultados. Deve ser escrito em fonte TIMES NEW ROMAN, tamanho 12, justificado e espaçamento simples entre linhas. Deve conter entre 150 a 250 palavras. O resumo será seguido das Palavras-chave e, na mesma linha serão incluídas entre três e cinco expressões, separadas por ponto.

Palavras-chave: Resumo. Normas de Publicação. Publicação.

1 Introdução – deverá conter a apresentação da temática, da pergunta norteadora e dos objetivos, da problemática e da justificativa do tema estudado.

2 Fundamentação Teórica – deverá conter a revisão de literatura específica e a escolha das teorias fundamentando a pesquisa.

3Procedimentos Metodológicos – apresentação dos procedimentos metodológicos, inclusive o público-alvo e amostragem, precauções metodológicas e éticas, justificativa da técnica de coleta de dados (questionário, tipo de entrevista, observação).

4 Resultados e Discussão – Essa seção deve conter os dados obtidos até o momento. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada na fundamentação teórica da pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

5 Considerações Finais -A seção deve ser elaborada com base nos objetivos e resultados do estudo.

Referências – listar apenas os textos mencionados no artigo de acordo com as normas vigentes da ABNT.

Tabelas e Figuras: Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas, o título deve ficar acima (sem negrito) e nas Figuras, o título deve ficar abaixo (sem negrito). Para incorporar ilustrações, tabelas ou gráficos ao Word:

  • No Excel, selecione o gráfico, a ilustração, a figura ou a tabela e, em seguida, no menu Editar, Copiar.
  • No Word, clique onde você deseja que o objeto seja incorporado. No menu Editar, selecione Colar especial.
  • Selecione Colar. Na caixa Como, clique na Planilha do Microsoft Excel Objeto ou no Gráfico do Microsoft Excel Objeto*As ilustrações deverão ser salvas em JPG e inseridas no texto próximas ao trecho a que se referem. Para não sobrecarregar o arquivo, recomenda-se que gráficos, figuras, fotos e qualquer arquivo gráfico, estejam inseridos no texto em padrão JPG, resolução até 96 dpi e não excedam a 2Mb no total.
  • Não serão aceitos trabalhos que requeiram softwares não contidos no Microsoft Office para sua completa visualização.

Citações: Recuo de 4 cm, em fonte TIMES NEW ROMAN, tamanho 10, justificado e espaçamento simples entre linhas. De preferência evitar a citação de “segunda mão” (Piaget, apud. Fulano, 2014), mencionando o “autêntico” autor (PIAGET, (1947, p. 56).

Normas para envio dos artigos completos

Antes de submeter seu trabalho, inscreva-se no evento e efetue o pagamento. Em seguida, envie seu Artigo Completo, salvo em Documento Word.

GT1: Inovação Pedagógica em relação ao êxito escolar
GT2: Gestão Escolar: desafio prático/epistemológico
GT3: Ascensão Social por Meio dos Estudos de Alunos com Deficiência
GT4: Acesso e permanência de alunos de origem popular na Universidade
GT5: Como alunos de origem popular conseguem êxito escolar
GT6: Narrativas Educativas, escrita de si, resistência e empoderamento
GT 7: Cuidado Ambiental e Êxito Escolar
GT8. Trabalho, educação e emancipação social

FORMATAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS

A submissão de trabalhos em formato Pôster deverá ser realizada por meio de um Resumo Expandido.

A apresentação em pôster deverá ser resultado de estudos e pesquisas realizados no âmbito das instituições escolares e/ou não escolares, redes e sistemas de ensino da educação básica; resultados de estudos e pesquisas realizados no âmbito das instituições de educação superior e demais instituições formativas.

O resumo expandido deverá ser enviado em formato de editor de textos Word 1997 ou posterior, com as seguintes diretrizes:

  • Papel A4 (29,7cm x 21 cm)
  • Margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm
  • Fonte Times New Roman, tamanho 12
  • Espaço entrelinhas de 1,5
  • Alinhamento justificado
  • As páginas não devem ser numeradas

O título do trabalho deve estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento centralizado. Os nomes dos autores(as) serão incluídos logo abaixo do título do trabalho, alinhados à esquerda e acompanhados pela identificação da instituição e pelo endereço eletrônico dos autores/autoras e identificação do GT.

O resumo expandido deverá conter, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) laudas, incluindo Título, Identificação dos autores, Texto, Tabelas, Figuras e Referências.

 

Orientação para apresentação do resumo expandido

O resumo expandido deverá conter as seguintes seções:

  • A seção resumo deverá consistir em um único parágrafo, apresentando o tema central da pesquisa, o objetivo geral do estudo, principais procedimentos metodológicos, apresentação sintética do referencial teórico utilizado para a análise dos dados e apresentação dos principais resultados e as considerações do trabalho. Ele deve ser escrito em fonte TIMES NEW ROMAN, tamanho 12, justificado e espaçamento simples entre linhas. Deve conter entre 150 a 250 palavras. O resumo será seguido da expressão “Palavras-chave” e, na mesma linha serão incluídas no mínimo três e no máximo cinco expressões em português, relacionadas ao tema do trabalho, separadas por ponto.
  • A seção Introdução deverá conter a apresentação da temática/objeto, os objetivos e a justificativa do problema estudado de forma clara, utilizando-se de revisão de literatura.
  • A seção Metodologia deve ser concisa e suficientemente clara, de modo que o leitor entenda os procedimentos utilizados, incluindo ainda as referências da metodologia de estudo e/ou análises empregadas.
  • A seção Resultados e Discussão devem conter os dados obtidos até o momento, podendo ser apresentados também em forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. As citações no texto devem seguir as normas de ABNT.
  • Ao fazer Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser apresentadas com qualidade, de modo que possibilite uma reprodução legível, inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas, o título deve ficar acima (sem negrito) e nas Figuras, o título deve ficar abaixo (sem negrito). É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.
  • A seção Conclusões deve ser elaborada com base nos objetivos e resultados do estudo.
  • Na seção Referências serão listados apenas os trabalhos mencionados no texto de acordo com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

 

Normas para envio dos resumos expandidos

Antes de submeter um resumo, inscreva-se no evento e efetue o pagamento. Em seguida, envie seu Resumo Expandido, salvo em Documento Word:

GT1: Inovação Pedagógica em relação ao êxito escolar
GT2: Gestão Escolar: desafio prático/epistemológico
GT3: Ascensão Social por Meio dos Estudos de Alunos com Deficiência
GT4: Acesso e permanência de alunos de origem popular na Universidade
GT5: Como alunos de origem popular conseguem êxito escolar
GT6: Narrativas Educativas, escrita de si, resistência e empoderamento
GT 7: Cuidado Ambiental e Êxito Escolar
GT8. Trabalho, educação e emancipação social

NORMAS PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PÔSTER

 MODELO DE PÔSTER

1 A formatação deve ser seguir as seguintes orientações:

  1. a) Dimensões: 90 cm de largura por 120 cm de altura.
  2. b) Fonte: Arial ou Times New Roman em tamanho que permita a leitura a 1 metro de distância (tamanho da letra a partir de 30).
  3. c) Deverá ser definida uma margem de no mínimo 2,5 cm em torno da área de apresentação do pôster, sendo reservada uma faixa de 5 cm a partir da margem superior, para colocação de título e logos institucionais (Universidade/ Identificação do Evento).  Em seguida deve constar o título do artigo/relatório, o(s) nome(s) do(s) autor(es) e orientador.
  1. d) O pôster deve, preferencialmente, ser em papel firme, de boa gramatura, podendo ser fosco ou glossy, ou em lona. Devem ser utilizadas canaletas nas bordas superior e inferior, permitindo a fixação nos expositores e fácil colocação e remoção dos mesmos.
  2. e) A cor do plano de fundo será de livre escolha dos autores.

2 Os pôsteres deverão conter os seguintes conteúdos:

  1. a) Título
  2. b) Nomes dos autores
  3. c) Nome e título do orientador.
  4. d) Dados da pesquisa (Introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusão, referências mais relevantes).

 

  1. Retirada

A retirada dos pôsteres no final da sessão de exposição ficará a cargo do(s) responsável (eis), isentando-se a Comissão Organizadora da guarda dos mesmos após o término do evento.

RECOMENDAÇÕES GERAIS

Procure usar um texto conciso e deixe seu trabalho mais atrativo usando fotos e figuras, observando, no entanto, as normas técnicas e o rigor científico. Evite abreviações. Ao utilizar o modelo proposto, observar a formatação indicada nas orientações. O expositor deve colocar o pôster exatamente no local indicado e esperar a passagem do avaliador e da folha de frequência